Veja o que a sua empresa deve fazer durante a crise do COVID-19.
Apesar de muitas informações a respeito do Coronavírus ainda serem desconhecidas, há ações que podem minimizar a exposição ao vírus e contribuir para diminuir a sua proliferação.
As recomendações a seguir são baseadas no Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e ajudam a prevenir exposição ao vírus nos locais de trabalho.
- Incentivar os empregados e colaboradores que estiverem doentes a permanecerem em casa:
- Empregados que apresentam sintomas de doença respiratória devem ficar em casa até que estejam livre de febre (temperatura superior a 38.0° C ou 100.4° F). O empregado pode retornar ao trabalho após 24 hs depois que se recuperar naturalmente da febre, sem utilizar remédios que reduzam os sintomas (remédios para febre ou tosse por exemplo).
- Assegurar que os benefícios e regras para liberação do trabalho (sick leave) sejam de conhecimento de todos funcionários e de acordo com a legislação.
- Conversar com outras empresas parceiras e clientes sobre a importância de encorajar os empregados que apresentam sintomas a ficarem em casa, evitando que a propagação do vírus.
- Não requerer boletim médico comprovando que o empregado esteja doente, pois os hospitais e médicos estão sobrecarregados com atendimentos nesse período de crise e podem não conseguir prover a documentação requerida.
- Empregadores devem, sempre que possível, manter regimes de trabalho flexíveis e permitir que os empregados fiquem em casa para cuidar de alguém que esteja doente. A necessidade de permanecer em casa será muito mais comum nesse período de crise.
- Separar empregados que estejam doentes:
- O CDC recomenda que empregados que apresentem sintomas da doença durante o trabalho (exemplo: tosse, dificuldade para respirar, febre) sejam imediatamente separados dos demais e sejam enviados para casa. Empregados que estejam doentes devem cobrir suas faces com uma toalha sempre que estiverem tossindo ou espirrando.
- Enfatizar comportamentos de etiqueta e higiene no trabalho:
- Colocar posters que encorajem os empregados que estiverem doentes a trabalhar em casa, a higienizar as mãos quando chegarem ao trabalho ou em áreas que eles realizarão o trabalho.
- Providenciar toalhas de papel e álcool em gel, se possível por meio de dispensadores que o usuário não precise tocar (no-touch).
- Instruir os empregados a limparem as suas mãos com um higienizador que contenha de 60 a 95% de álcool, ou lavar as suas mãos com sabonete e água por pelo menos 20 segundos.
- Providenciar sabão, água, e álcool em gel em locais acessíveis no ambiente de trabalho e manter esses suprimentos sempre em estoque.
- Clique para mais informações sobre etiqueta para tosse e espirros e higienização das mãos (em inglês).
- Faça limpeza do ambiente de trabalho constantemente:
- Crie uma rotina para limpeza das superfícies no ambiente de trabalho como mesas, corrimãos, portas, e armários.
- Por enquanto, não é necessário nenhum procedimento de limpeza fora do rotineiro ou normal em um escritório.
- Providenciar lenços descartáveis para que superfícies sejam limpas pelos funcionários antes do uso (como cadeiras, mesas, controle remotos, etc).
- Recomende que os empregados em viagem que tomem as seguintes ações:
- Acompanhem as recomendações e notícias do CDC para restrições de destinos de viagem.
- Façam uma checagem dos sintomas de doença respiratória antes de viajar e que notifiquem os seus superiores se estiverem doentes.
- Assegurar que os empregados que fiquem doentes enquanto estão em viagem que notifiquem os seus superiores e procurem imediatamente o sistema de saúde.
- Medidas adicionais de resposta ao COVID-19:
- Empregados que estejam se sentindo bem mas tem alguém em casa que esteja infectado com o COVID-19 devem notificar os seus superiores e seguir as recomendações do CDC para evitar exposição dos demais.
- Se for confirmado que um empregado está com COVID-19, os empregador deve informar os demais empregados sobre a possibilidade de estarem infectados com o COVID-19 mas manter a confidencialidade e não informar o nome do empregado infectado, como requer a legislação nos Estados Unidos.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) oferece informações atualizadas e confiáveis sobre o COVID-19. As informações abaixo são baseadas no guia do CDC, que pode ser acessado pelo link no final da página.
Veja abaixo o guia de recomendações para empresas do CDC:
Os escritórios da Tax Advisor estão funcionando com atendimento presencial ou online durante a crise do Coronavírus. Para informações sobre o atendimento da Tax Advisor para imposto de renda e contabilidade entre em contato pelo telefone: (508) 356-7555.
Tax Advisor Inc.